Karinetavecchio's Blog

Teste o apartamento antes de comprá-lo

Posted on: 07/08/2009

Três amigos procedentes do setor do grande consumo, dois deles formados em escolas de negócios, decidiram há pouco mais de um ano dar uma reviravolta no setor imobiliário espanhol, até encontrar uma fórmula mais inovadora com a qual pudessem superar a crise. Após quase sete anos como promotores, pararam seu trabalho e começaram a pensar em novas tendências.

“Compreendemos que o setor de venda de apartamentos tinha ficado estagnado em suas promoções e que os processos de venda atuais eram muito mais sofisticados, inclusive quando o importe da compra era notoriamente inferior. Se um carro, com um valor muito menor que um imóvel, pode ser testado, por que não um apartamento?”, pergunta Tomás Marli, um dos sócios do negócio.

Com esta ideia, projetaram o “Sistema Torrent”, que consiste em “vender emoções”, partindo da ideia de que suas promoções convidam os proprietários a se sentirem bem e a tirarem o máximo proveito da vida.”Sempre destacamos o ‘fator emocional’ e a crise nos ajudou a inovar, porque o dia-a-dia não deixa espaço para isso”, ressaltou.

Este sistema consiste em permitir que os clientes interessados possam morar por dois dias em seu futuro lar para avaliar os aspectos positivos e negativos do imóvel, conhecer seus futuros vizinhos e inspecionar a região.

Os interessados recebem também um lote de produtos dos estabelecimentos próximos para avaliar estímulos positivos e negativos, com o objetivo de comprar uma casa com total segurança, tendo certeza de que o apartamento e o entorno são satisfatórios.

Para que a operação seja totalmente transparente, os clientes interessados deixam um cheque no valor de 5% do valor de venda do apartamento em “conceito de estadia”.

Otimização do preço
Esta quantia serve também para se poder participar do posterior leilão ou “licitação” do apartamento, como eles o denominam, garantia que é devolvida no caso de outros compradores oferecerem um lance mais alto.

Se a compra for efetuada, os 5% são descontados do valor final, explica Tomás Marlí, que já conseguiu cinco vendas de apartamentos e casas, quatro em Barcelona e outra na cidade Dosrius.

Atualmente, os proprietários de apartamentos têm problemas para sua venda, já que desconhecem o preço de mercado, devido à crise, e os anúncios permanecem por meses nas suas varandas. “Nós negociamos com eles o melhor preço e o mais atrativo para um futuro comprador”, assegura Tomás.

Com este sistema, os promotores tentam otimizar o preço do imóvel com um desconto de 30%, que é o que o mercado atual em crise está trabalhando, “embora não será assim no futuro”. O leilão começa neste patamar e vai subindo 1% a cada lance.
“Fica claro que se o preço for equilibrado se conseguem mais candidatos para dar lances no leilão, mas essa quantidade mínima de venda deve ser gratificante para o dono do imóvel e ele a deve considerar justa, caso contrário não vende mais nada em leilão”, reforça Tomás.

Técnicas de “guerrilha” e de “franco-atirador”
O “Sistema Torrent” se baseia na utilização das técnicas de “guerrilha” e de “franco-atirador”, denominadas assim pelas escolas de negócios, junto com a de “boca a boca”.

A técnica de “franco-atirador” consiste em oferecer folhetos promocionais do imóvel nas lojas mais próximas a ele, em troca de um bônus, enquanto a técnica de “guerrilha” passa pelos contatos com os vizinhos. “Estamos convencidos de que o ‘boca a boca’ e o contato pessoal é atualmente muito necessário, após a enxurrada de publicidade que tornou as pessoas pouco receptivas aos métodos virtuais”, reforça Tomás.

Yahoo! Noticias

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Quem sou…


Sou curiosa, consumidora, gosto de ler e escrever. Sei de tudo um pouco e posso sempre compartilhar novidades do mercado e curiosidades.

Categorias

Arquivo

Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

%d blogueiros gostam disto: